WORKSHOP DE PODOLOGIA
Profº/ Podologista Orlando Madella Jr.
CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM PROCEDIMENTOS PODOLÓGICO
O objetivo do curso é o ensinamento de como proceder em atendimento com o uso dos aparelhos e instrumentos, entre técnicas diversas e protocolos mais atualizados em clinicas podológicas . Demonstrando diversas técnicas com recursos áudio visuais.
Dirigido a Podólogos portadores de Diploma do Curso Técnico e Estudantes matriculados em Curso Técnico de Podologia (com comprovação).
Assuntos Abordados / Protocolos:
9:00 AS 11:30 hs- PÉS DIABÉTICOS( exames, fissuras e curativos)
11:30 as 13:00 - Almoço
13:00 as 16:00 -Calos Inflamados (curativo fototerápico e óleos essenciais). - ONICOMICOSE (fototerápico e óleos essenciais) - DISIDROSE (procedimentos e orientações).-TUNGÍASE ( técnicas de remoção com curativos).- PSORIASE (procedimentos com higienização, hidratação e orientações).- ONICOCRIPTOSE (espiculaectomia e curativos).- VERRUGA PLANTAR (diferenciação e cauterização ).- ORTOPLÁSTIA / ONICOORTESES (tipos de silicones e tipos órteses ungueais).-
16:00 hs- Encerramento
PRERROGATIVA MÉDICA.
NÃO AGIR COM PRÁTICA DE
<span style="color: white; font-family: " times="" new="" roman';="" font-size:="" 36pt;="" language:="" pt-br;="" mso-ascii-font-family:="" 'times="" mso-fareast-font-family:="" +mn-ea;="" mso-bidi-font-family:="" mso-font-kerning:="" 12.0pt;'="">INVASÃO DE ATRIBUIÇÕES.
Técnica podológica
A intervenção deve ser praticadas com instrumentais rigorosamente afiados, esterilizados e descartáveis. A intervenção é feita sem anestésico injetável. O Podólogo experiente possui técnica aperfeiçoada no manejo dos instrumentais cortantes, o que faz com que não se exija esforço para o desbastamento, propiciando assim menos risco de dor e ferimentos. Essa técnica faz com que a dor seja amenizada durante a intervenção. Faz-se assepsia em todo o pé. Faço uso de emoliente líquido (soro fisiológico morno c/ emoliente). Em seguida, remoção da espícula (pedaço de unha) que esta causando a dor e/ou infecção. Se houver sangramento (hemostasia) usa-se fibra de alginato de cálcio e sódio ou pressão com gazes ou AF que promovem a hemóstase.
Atenção: Não utilizar bastões para coagulação de sangue, a não ser que se tenha um para cada cliente. Os bastões podem ser dissolvidos em pequeno frasco com SF e usado com contonetes.
Curativo
É feito curativo usando-se PVPI ou colagenase ou clorafenicol ou mupirocima ou sulfato de neomicina ou fibra de alginato de cálcio....etc. Usa-se mecha de algodão, cimento cirúrgico, gases ou silicone para separar a lâmina ungueal do granulação exuberante.. Para acelerar a cicatrização, pode-se aplicar solução de nitrato de prata.
Obs: Produtos com componentes alcoólicos também não são indicados em lesões por serem citotóxicos, isto é, eles retardam o processo cicatricial por 'matarem' células de proliferação dos tecidos .É comprovado que a utilização de produtos que mantém a umidade da lesão auxiliam na proliferação celular e conseqüentemente na reparação tecidual. Se extrapolarmos para o fato de que 60% do organismo humano é composto por água, fica simples compreender a importância deste líquido para a proliferação celular.
O paciente deverá retornar para o segundo curativo após 48 horas, e assim sucessivamente até o desaparecimento completo da infecção. Posterior à cicatrização, se necessário, prepara-se órtese para a correção da lâmina ungueal (onicoórtese), para completa correção da mesma.
Para pessoas de alto risco, como exemplo diabéticos ou portadores de problemas circulatórios, solicita-se prévias avaliação e autorização médica por escrito.
A Onicocriptose quando tratada a tempo e sob orientação de um PODÓLOGO especializado é facilmente reprimida. Procedendo desta maneira estará evitando-se riscos incômodos, faltas ao trabalho, angústia e dor.
O Podólogo atualizado e especializado em onicoórtese. Serve-se de aparelhos metálicos com mola ou fibras de memória molecular, que são coladas à sobre a lâmina ungueal e passam a fazer força de tração como uma alavanca, forçando a lâmina ungueal em um sentido contrário, corrigindo sua curvatura.
Outra forma para resolver um problema de Onicocriptose é através de técnicas de intervenções cirúrgicas feita na área Médica ou seja:
Técnicas baseadas na redução moderada da prega ungueal, quando a infecção surge de um só lado da unha: Incisão dupla, de modo que extirpem em um só bloco a borda ungueal com infecção, a parte encravada da placa ungueal e parte da matriz ( método do Dr. Du Vres,1944 ).
Técnicas de onicoectomia (extração total da lâmina em definitivo) geralmente quando apresenta um quadro gravíssimo (método Dr. Jansey, 1955).
Profº Orlando Madella Jr.