ONICOGRIFOSE
Onic: Prefixos de origem grega que indica relação com as unhas e grifose: em forma de grifo
A onicogrifose é uma distrofia adquirida que ocorre espessamento de uma ou mais unhas, pela falta de cuidados, aumenta sua extensão, curvam-se como o chifre de carneiro, são mais escuras e mais grossas (espessas) do que as normais, encurvadas, geralmente, crescem bastante rápido.
Esse tipo de lesão costuma ocorrer mais freqüentemente no hálux(dedão) do que nos outros dedos ou nas unhas das mãos
É constatada freqüentemente no indivíduo idoso, embora os traumatismos e os problemas de biomecânica do pé possam desencadear alterações em qualquer idade.
Onicogrifose pode ser causada por vários fatores, incluindo a má irrigação sangüínea, infecção, lesões, diabetes, a insuficiente ingestão de nutrientes e a malformação congênita (de nascença) da matriz ungueal: os traumatismos repetidos na unha por pressão de calçados inadequados; a paroniquia crônica ou micose das unhas; a falta de higiene em indivíduos que sofrem de gota, esclerodermia ou sífilis tardia. Com grande incidência em homens jovens, em especial jogadores de futebol, e em idosos provavelmente por causa dos danos sofridos ao longo dos anos e à crescente lento para reparar os danos. Onychogryphosis can be caused by several factors, including poor blood supply, infection, injuries, diabetes, or the inadequate intake of nutrients.
TRATAMENTO E PROFILAXIA
A onicogrifose pode ser prevenida nos casos em que ela é decorrente de falta de higiene ou de evolução de paroniquia ou onicomicose. É necessário identificar claramente suas causas e eliminá-las.
Quando instalada definitivamente, deve-se cortar adequadamente a unha afetada, lixando-a para que fique com um aspecto estético e funcional aceitável.
Um dos elementos mais importantes para conseguirmos erradicar a Onicogrifose é paciência.
O tratamento é radical ou paliativo. O tratamento radical (médico) consiste no desbastamento da unha e da matriz e recomenda-se em indivíduos jovens, que apresentam boa circulação. O tratamento paliativo inclui o corte das unhas, o qual será efetuado de preferência por um podólogo utilizando fresa ou lixa.
É de difícil tratamento por ser de longa duração. A eliminação dos fatores que favorecem o aparecimento e instalação da onicogrifose e a persistência são fundamental para se obter sucesso.
O Podólogo faz uso de instrumentais apropriados, removendo com lixas, fresas ou produto químico a maior quantidade dos resíduos da unha, em seguida pode ser feita aplicação resina acrílica para correção ou estética, para que ela adquira melhor aspecto, assim não comprometa o uso de calçado fechado.
Prof° Orlando Madella Jr