XV ENCONTRO DAS ESTRELAS NA PODOLOGIA

As Estrelas da Podologia vão brilhar em São Paulo

XV Encontro das Estrelas na Podologia

Nos dias 05 e 06 de maio de 2019

Realização: Orlando Madella Jr – Podologia ME

 

PROGRAMAÇÃO: Dia 05 de Maio de 2019 (domingo)

08:00 – Credenciamento e Entrega de Material

 

08:30 / 09:00 – Abertura oficial

 

09:00 / 10:00 – Tema: Laserterapia: o que o podólogo precisa saber.

Palestrante: Podologista Prof° Orlando Madella Jr

Currículo: Formação Curso Superior de Tecnologia em Podologia, Técnico em Podologia, Autor do Dicionário Ilustrado de Podologia - 8ª. Edição, e o Livro Fundamentos e Aplicações da Laserterapia na Podologia,  Coordenador dos Encontros das Estrelas na Podologia, palestrante nacional e internacional, Delegado representante Brasileiro na Confederación Latino-Americana de Podologia - CLP – Membro do Projeto dos micro-organismos causadores da Onicomicose na equipe de pesquisadores do Laboratório de Biofotônica de Física da Universidade de São Carlos (UFSC). São Paulo

Resumo: O Podólogo deve conhecer os possíveis riscos durante a irradiação e dos cuidados existentes, são requisitos essenciais para todos os profissionais que utilizam o laser.

De modo geral verifica-se que a aplicação da luz na podologia otimiza os tratamentos com resultados satisfatórios. Sem invadir a áreas de outros profissionais da área da saúde.

10:00 / 10:40 – Tema: Técnicas de procedimentos na podopediatria e as alterações que acometem os pés dos neonatos até 11 anos de idade.

Palestrante: Pdga Luciana G. Rodrigues Vornes

Curriculo: Técnica em Podologia,Podóloga no Instituto do Pé – Guarapuava PR, Discente de Fisioterapia pela Faculdade Guairacá. (Conclusão dezembro 2018),Curso de  Bandagem  Elástica Biomecânica aplicada na  podologia e Curso de Coleta de materiais em onimcomicoses.

Resumo: Serão abordados técnicas de procedimentos e podoprofilaxia no atendimento em crianças e as  alterações que ocorrem durante a infância como: onicocriptose,  onicomicoses, onicodistrofias, verrugas plantares, curativos. Uso de órteses, calçados adequados para cada fase da vida infantil, prática de esporte e importância do tratamento multidisciplinar.

10:40 / 11:00 Intervalo e Visita à Feira

11:00 / 12:00 – Tema: A Reflexologia e o lado emocional da Micose

Palestrante: Professor Osni Tadeu Lourenço

Curriculo: Marido e pai feliz- Cientista em Reflexologia- Palestrante em congressos e eventos nacionais e internacionais. - Autor do livro “Reflexologia Podal - primeiros socorros" Editora Ground- Co-escritor do livro Tenen Lesen II (Linguagem dos Pés II com o prof. Imre Somogy, holandês, criador da técnica)- Reflexoterapeuta desde 1992 com mais de 25.000 atendimentos- Fundador do IOR - Instituto Osni Lourenço de Reflexologia e Pesquisa em 2000 - referência Sul Americana em Reflexologia, tendo formado mais de 4000 alunos.Criador das técnicas:- Reflexoterapia Emocional IMT- Reflexo Laser Terapia- Mini bandagem podal. Desenvolvedor das técnicas:- Reflexologia Podal com a descoberta de mais de100 pontos específicos- Reflexologia Vertebral- Mini bandagem- Linguagem dos Pés (método holandês do prof. Imre Somogy)- Analgesia Palpatória. Cursos:- Biomedicina na FMU - São Paulo- Psicologia da Universidade São Judas Tadeu - São Paulo. Cursos em técnicas integrativas- Reflexologia podal- Iridologia - Trofoterapia- Fitoterapia- Eletro acupuntura - Laserterapia- Quiropraxia- Massagem. Divulgador da Reflexologia nas principais mídias do Brasil desde 1998. 

Resumo: Desde de 1994 estudando aspectos emocionais da Reflexologia podal, criei a Reflexologia emocional conectando órgãos e emoções, o próximo passo foi ligar patologias as emoções. Nesta palestra abordarei lado emocional da Onicomicose, bem como dicas de tratamento emocional.

12:00 / 14:00 – Intervalo e Visita à Feira

14:00 / 15:30 – Tema: Luz para uma podologia ainda melhor.

Palestrante: Prof. Vanderlei S. Bagnato

Currículo: Bacharelado em Física - USP, e Engenharia de Materiais - UFSCar em 1981 e realizou o doutorado em Física - Massachusetts Institute of Technology em 1987. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, e coordenador da Agência USP de inovação. Membro da Academia Pontifícia de Ciências do Vaticano, em 05/11/2012; e membro da National Academy of Sciences (USA), em 30/04/2013. Coordena um Centro Estadual de Física e um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia.

Resumo: Serão apresentados aspectos gerais do uso da luz para ciências da vida e em especial na podologia moderna. Técnicas como laser terapia, ultrassom laser e pressão negativa serão discutidos e exemplificados

15:30 / 16:10 -Tema: Procedimentos Podológicos no Paciente Geriatrico

 Profa. Pdga. Rose Prudente

Currículo: Técnica em podologia, coordenadora e docente da academia Ondina em Campinas, técnica de enfermagem e aprimoramento em pé diabético (Hospital Brigadeiro). Campinas S/P.

Resumo: Diagnóstico diferencial entre calos vascular, neuro-vascular e nuclear da verruga plantar. Como o Podólogo deve proceder em verruga plantar.

16:10 / 16:40 – Intervalo e Visita à Feira

16:40 /17:30 – Tema: Riscos de Septicemia na Podologia

Palestrante: Dra. Luci L.O. Tsukamoto

Currículo: Formação: Pedagogia –Universidade Mackenzie; Técnico em Podologia – GBV, Especialização em Pé Diabédico HB, Auriculoterapia, Pós graduação – Homeopatia, Farmácia Estética, Sócia – Proprietária – Lumy Estética. São Paulo.

Resumo: Definição, Fisiopatologia, Riscos da contaminação na podologia, Prevenção, Diagnóstico, Sinais e sintomas e Tratamentos.

           

17:30 – Encerramento.

 

PROGRAMAÇÃO: Dia 06 de Maio de 2019 (segunda feira)

09:00 / 09:30 – Tema: Regulamentação do exercício da profissão de podólogo no Estado São Paulo.

Palestrante: Representande da ABP - Associação Brasileira de Podólogos

Resumo: Palestra sobre regulamentação Lei 16.763, de 11 de junho de 2018, que regulamenta o exercício da Podologia no Estado de São Paulo e a  Resolução nº 288/2018 regulamentado as condições para o exercício da profissão de Tecnólogos em Podologia e Técnico Podólogos.

09:30 / 10:20 – Tema: Um alerta sobre o perigo do melanoma palmo-plantar e ungueal.

Palestrante: Dr. Elimar Elias Gomes

Currículo: Dermatologista pela Unifesp – Universidade Federal de São Paulo/ SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) / SBCD (Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica) / GBM (Grupo Brasileiro de Melanoma).Doutor em Oncologia pelo AC CAMARGO CANCER CENTER SÃO PAULO - SP.Coordenador do Grupo de Dermatologia do Centro Oncológico da Beneficência Portuguesa de São Paulo.Idealizador e coordenador do programa Juntos Contra o Melanoma.Ex-presidente do GBM – Grupo Brasileiro de Melanoma                                                                                          Resumo: O conhecimento sobre a doença é o passo fundamental para o aumento do diagnostico precoces e para o maior no sucesso no tratamento. O podólogo têm muito a contribuir nesse sentido.

10:20 / 11:00 – Intervalo e Visita à Feira       

11:00 / 12:00 – Tema: Manipulação Podal - ajustes e bem estar para os Pés.

Palestrante: Prof. André Nessi

Currículo: Prof. da Graduação da Universidade Anhembi Morumbi – SP, Prof. da Pós Graduação da UAM - SP  e Redentor – RJ, Especialista com Pós em Massagem Desportiva - Havana – CUBA, Especialista com Pós em Fisiologia do Exercício - FMU – SP, Mestrado em Gerontologia - PUC-SP, Co-autor de Spaterapia com o tema: Massagem Podal, Autor do Livro Massagem Antiestress e Diretor do Instituto de Massoterapia. São Paulo          Resumo: É uma técnica manual que maximiza a eficiência das articulações dos pés. Movimento com a mobilização e massagem que melhoram o aumentando da amplitude. Facilita através das massagens específicas a melhor propriocepção do pé em harmonia com as articulações do corpo. Será apresentada algumas das vastas técnicas manipulativas, com ótimos resultados quando específicas que podem reduzir rigidez e aumentar a mobilidade. Promove ajustes que melhoram as respostas reflexas e previnem contra as lesões tendíneas e melhoram as posições ortostáticas.

12:00 / 13:30 – Intervalo Almoço e Visita à Feira

13:30 / 14:20 Tema: Abordagem técnica de curativo na Podologia

Palestrante: Profa. Enfermeira. Silvania Flora Mello  

Currículo: Graduação Graduações em Enfermagem. Universidade Nove de Julho, UNINOVE,  Especializando  em Enfermagem dermatológica Feridas. FHO|Uniararas, Especializações em PODIATRIA CLINICA. Universidade Anhembi Morumbi, UAM,  Atualização em Feridas e Cobertura. Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. SP                                                                                                                                                             Resumo: O tratamento das feridas nos MMII inclui métodos terapêuticos, sendo o curativo um dos tratamentos mais frequentemente utilizados, no tratamento da onicocriptose após realizar a espiculaectomia. Curativos visam melhorar as condições do leito da ferida, podendo ser com o material adequado para o curativo decorre do conhecimento tanto fisiopatológico como bioquímico dos mecanismos de cicatrização e reparação tissular. 

14:20 / 15:00 – Tema: As Principais Podopatias osteoarticulares do Ante pé e retropé

Palestrante:   Profa.  Grasiele Nepel

Currículo: Técnica em Podologia Senac Pr, Pós-graduada em Auditoria Ambiental ITECNE e Tecnóloga em Gestão Ambiental FACEAR. Atualmente atua como podóloga na Clinica Grasiele Nepel Podologia, e trabalha como docente no curso técnico em podologia na FAFILTEC-Curitiba.

 Resumo: "É de conhecimento de todos os profissionais da área da saúde a importância do diagnóstico precoce de patologias, e na podologia não é diferente é dever do podólogo ter conhecimento das principais podopatias que afetam os pés, inclusive as oestoarticulares. Identificar o problema, informar o tratamento e orientar o paciente, são ferramentas fundamentais utilizadas pelo profissional para a estabilizar as podopatias osteoarticulares"

15:00 / 15:40 – Intervalo e Visita à Feira

15:40 / 16:20 – Tema: Pés Diabéticos – Atender ou Encaminhar.

Palestrante: Profa. Pdga. Cristiane Hernandes

Currículo: Técnica em Podologia, Proprietaria da Clínica Alliviun, Podóloga nos Hospitais na cidade de Jaú :Psiquiatrico Thereza Perlatti Jaú, Municipal São Judas Tade. , Podóloga da Equipe Multidisciplinar da medicina do trabalho Clinica Garbulho, Ministrante de cursos,
Palestrante de congressos nacionais e internacinais.Jaú.

 Resumo: O pé do paciente diabetico está pré disposto à muitas patologias relacionadas a doença, porém cabe ao podólogo discernir entre atender ou encaminhar.

16:20 / 17:00 - Tema: Podólogo no departamento médico do esporte.

Palestrante: Profº Pdgo Bruno Gallart  

Currículo: Formado pelo Ibrap com 15 anos de experiência. Membro da comissão técnica do Botafogo F.R Rio de Janeiro. Docente na escola Ibrap curso: Podologia aplicada no esporte .Proprietário da marca Gallart Podologia Esportiva - GPE.Clientes como Boa Vista S.A’Audax R.J e prestando serviços para seleção brasileira de vôlei .Rio de Janeiro.                                                                                                                                                    

17:00 – Encerramento do evento e sorteios de brindes

OBSERVAÇÃO: As palestras podem sofrer alterações na ordem das apresentações

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

HOSPEDAGEM

As reservas poderão ser feitas diretamente nos Hotéis.

Ao fazer a reserva, os participantes deverão informar que participarão do Evento Encontro das Estrela na Podologia para obterem o desconto do evento.

Hospedagem: Hotel DAN Inn Planalto (local do evento).

Diária 12:00h às 12:00h - incluso o café da manhã, sem taxa de serviço.

Apto single =  R$228,00 a diária       Com desc. R$ 188,00

Apto duplo =  R$328,00 a diária       Com desc. R$ 278,00                             

Apto triplo =   R$368,00 a diária       Com desc. R$ 338,00

 

Reservas poderão ser feitas pelo telefone (11) 3311-7311 ou pelo e mail  reservas@daninnplanalto.com.brhttp://www.daninnhotel.com.br/hoteis/saopaulo/planalto/principal.htm

 

Hospedagem: São Paulo Inn Hotel

Diária 12:00h às 12:00h - incluso o café da manhã, sem taxa de serviço.

Apto single =  R$218,00 a diária       Com desc. R$ 178,00

Apto duplo =  R$298,00 a diária       Com desc. R$ 268,00                              

Apto triplo =   R$348,00 a diária       Com desc. R$ 318,00

Reservas poderão ser feitas pelo telefone (11) 3614-9970 ou pelo e mail spcenter@uol.com.br.

http://www.hotel.com.br/hotel/7221/hotel-sao-paulo-inn.html

Para o São Paulo Inn Hotel as reservas poderão ser feitas pelo telefone (11) 3614-9970 ou pelo e mail reservas@hotelsaopauloinn.com.br

Observações: Valores de hoje sujeito à alteração sem prévio aviso, de acordo com a política econômica do país.

 

REGULAMENTO

Art.01 – Em respeito aos palestrantes a organização solicita que os participantes coloquem seus celulares em modo silencioso durante permanência dentro do auditório de palestras.

Art.02 - Teremos a seguinte classificação dos participantes no congresso:

A) Ouvinte - todos os inscritos.

B) Palestrante - aquele que participar com trabalho a ser exposto.

Art.03 - Não será permitida a distribuição de prospectos de produtos que não esteja com stand na Feira de Produtos, somente dentro do stand.

Art.04 - Não será permitida a entrada no Auditório de Palestra sem a credencial (pulseira), que é pessoal e intransferível. Seu uso é obrigatório durante o transcorrer do evento.  OBS: A pulseira possui um lacre picotado que se rasga ao ser rompido, evidenciando a violação.

Art.05 - Na ausência do inscrito, a inscrição não poderá ser transferida para outra pessoa, e o valor não será devolvido.

Art.06 - Na eventual ausência do palestrante, é reservada a organização o direito de substituí-lo ou não.

Art. 07 – Fotografias e filmagens feitas durante o evento poderão ser utilizadas pelos organizadores para promoção do evento.

Art.08 - À Coordenação do XV Encontro das Estrelas na Podologia caberá resolver os casos não previstos neste Regulamento e as deliberações por ela tomadas serão aceitas como norma por todos os participantes.

Art.09 - A organização não se responsabiliza por objetos deixados dentro do auditório de palestras ou em qualquer lugar onde ocorre o XV Encontro das Estrelas na Podologia.

OBS: Os lugares não são reservados, por favor, não utilizem nenhum material para reservar lugar.

Coordenação: Orlando Madella Jr

Secretária: Tereza Guedes

 

A temperatura ambiente do auditório é em média de 200C.

Feira Paralela

Simultaneamente ao XV Encontro das Estrelas na Podologia, Feira de Produtos e Equipamentos para área de Podologia - Entrada livre.

CENTRO DE CONVENÇÃO DAN INN HOTEL – PLANALTO

AV. CÁSPER LIBERO, 115 - 2º ANDAR - SÃO PAULO - BRASIL

Apoio: www.podologiabr.com

 

Podólogo Orlando Madella Jr.
Av. Paulista, 807 - Conj. 1012
Fone: (11) 3266-4710

Endereço

  • Av. Paulista, 807 - Conj. 1012
    São Paulo - SP - Brasil

Newsletter

  • Cadastre seu email.
    Receba noticias sobre podologia